RECEITA GORRO DA AMIZADE

Vamos aquecer o inverno gaúcho com gorros tricotados à mão. Capriche nos pontos e coloque toda a sua energia positiva neste trabalho. Ao terminar, escreva um bilhete carinhoso e demonstre solidariedade.

TAMANHO

Criança (adolescente).

FIO

1 novelo de Sedificada da Pingouin, 167m em 100g.

AGULHAS

Versão tricô circular: Agulha circular de 5mm e cabo de 40cm

Agulha de ponta dupla 5mm.

Versão tricô plano: Agulha reta de 5mm.

AMOSTRA

19 pts x 23 carr

tricotado em ponto malha.


RECEITA VERSÃO TRICÔ CIRCULAR

Monte 60 (80) pontos na agulha 5 mm e feche o círculo. Tricote em ponto barra 1x1 até atingir 5cm.

Tricote em meia até atingir 9 (12) cm de ponto malha.

CARREIRAS DE DIMINUIÇÃO

1ª CARR: *2pjm, 8m* repetir até terminar a carreira.

2ª CARR E TODAS AS PARES: m em todos os pts.

3ª CARR: *2pjm, 7m* repetir até terminar a carreira.

5ª CARR: *2pjm, 6m* repetir até terminar a carreira.

7ª CARR: *2pjm, 5m* repetir até terminar a carreira.

9ª CARR: *2pjm, 4m* repetir até terminar a carreira.

11ª CARR: *2pjm, 3m* repetir até terminar a carreira.

13ª CARR: *2pjm, 2m* repetir até terminar a carreira.

Corte o fio e com uma agulha de tapeçaria passe-o por dentro dos pontos. Puxe para que o círculo fique mais justo e esconda o fio no avesso do trabalho.


RECEITA VERSÃO TRICÔ PLANO

Monte 62 (82) pontos na agulha 5 mm e tricote em ponto barra 1x1 até atingir 5cm.

CARR 1 (lado direito): meia em todos os pontos.

CARR 2 (lado avesso): tricô em todos os pontos.


Repita as carreiras 1 e 2 até atingir 9 (12) cm de ponto malha.

CARREIRAS DE DIMINUIÇÃO

1ª CARR (lado direito): 1m *2pjm, 8m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

2ª CARR E TODAS DO AVESSO: tricô em todos os pts.

3ª CARR: 1m *2pjm, 7m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

5ª CARR: 1m *2pjm, 6m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

7ª CARR: 1m *2pjm, 5m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

9ª CARR: 1m *2pjm, 4m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

11ª CARR: 1m *2pjm, 3m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

13ª CARR: 1m *2pjm, 2m* repetir até sobrar 1 ponto, 1m.

Corte o fio deixando uma sobre grande para a costura lateral. Passe o fio por dentro dos pontos que estão na agulha e puxe para fechar o gorro. Costure a lateral.

NOSSA LOJA ON-LINE ESTÁ NO AR!!!!!

  • post escrito em outubro de 2020, durante a pandemia

Nem acreditoooooooo!!!! Depois de um longo período trabalhando firme, nossa loja on-line está no ar. Estamos imensamente felizes pelo momento de, enfim!, compartilhar essa notícia. Fizemos tudo com calma, no nosso esquema #sempressa!

A loja on-line já era uma das metas desde que a Casa da Vivi foi inaugurada, em abril de 2019, mas planejei primeiro dar um tempo para aprender como administrar a loja física, e, o mais importante: entender quais produtos as clientes da Casa da Vivi mais gostavam e mais sentiam falta no mercado.

Esta será a janela da Casa para mostrarmos nossas lãs, agulhas e acessórios favoritos para quem está longe de Brasília. Ah! E para quem está por aqui também tem novidade: a opção de comprar on-line e passar apenas para retirada da sua sacolinha.

Nosso foco será sempre as fibras naturais: a lã, o algodão, o linho. Mas, é claro, estamos de olho nas inovações em fibras acrílicas. Já avisamos que tudo que você vê na loja passou pelas nossas agulhas antes de ir para a vitrine. Fazemos questão de conhecer bem cada produto antes de oferece-los aos nossos clientes.

Também teremos nossos mimos mais amados: camisetas, ecobags, canecas, cadernos e velas perfumadas. Sabe aquele presente fofinho para alguém especial? É isso!!!!

Por enquanto, a loja on-line é só um recorte do que temos na loja física. Aos poucos, vamos acrescentando mais produtos que temos por aqui. A parte boa disso é que sempre haverá novidade! Espero que vocês curtam.

Obrigada pela visita!

Beijo,

Vivi

JuliaSalustiano-2769.jpg

QUARENTENA - PAUSA OBRIGATÓRIA

IMG_20200305_112508.jpg

No último mês, muitas das nossas conversas passaram a fazer ainda mais sentido. O mundo passou a girar #sempressa. Fechamos as portas da nossa Casa e ainda não sabemos quando poderemos reabrir a loja com segurança.

Enquanto isso, encontramos uma alternativa para continuarmos próximos dos nossos clientes. Uma delas foram as nossas “cartas”_ enviadas por e mail semanalmente. Nelas, focamos em informações para turbinar os seus trabalhos manuais, além de dicas de filmes, séries, livros e receitas. Se você quiser receber é só inscrever seu e mail na nossa lista.

Em breve, abriremos nossos cursos online. Fiquem de olho na nossa agenda!

E se você precisar de materiais nesse período da quarentena, envie um whatsapp para (61) 99944-9779. Estamos atendendo no esquema de delivery. Funciona assim: você manda um oi! por lá, explica os materiais que está precisando, nós enviamos fotos e vídeos, e, depois você passa para buscar ou agendamos um motoqueiro para entregar o pacotinho na sua casa. Esse foi o jeito que encontramos para manter o atendimento pessoal e carinhoso_ do jeito que a gente tanto gosta!

TRICOTAR É MEDITAR

08E24DB1-83D9-46B7-BFF5-67944B7AF278.jpg

Tricotar é uma forma de meditar. Esta é a nossa filosofia! É claro que como qualquer outra atividade que a gente faça pela primeira vez, leva um certo tempo até ganharmos agilidade e naturalidade. O contato inicial com as agulhas pode causar um estranhamento e aquela sensação de: nossa, como eu sou desengonçada! Mas eu garanto: com um pouquinho de persistência e paciência, você logo estará se deliciando com os pontos.

No livro The Mindfulness Knitting, Meditations on Craft and Calm (sem tradução ainda para o português), Rachel Matthews levanta pontos em comum entre o ato de tricotar e as famosas técnicas de atenção plena. Ela argumenta que ao tricotar precisamos focar nos fios e agulhas para observar os movimentos_ o que leva nossa mente para um lugar distante de problemas. Tricotar exige atenção no momento presente.

A autora lembra ainda que tricotar nos força a reconhecer nosso melhor método de aprendizagem. Aulas presenciais? Por livros e apostilas? Ou você é daquelas que pega tudo pelo You Tube e consegue se virar sozinha? Qualquer que seja seu estilo, fique sempre de olho no que lhe acalma e o que irrita nesse processo. Tricotar pode ser também mais um caminho (entre os inúmeros outros existentes) para o auto conhecimento.

E quando falamos em auto conhecimento, podemos conectar com tudo: o que nos provoca ansiedade, as cores que despertam bons sentimentos e, é claro, o estilo de se vestir. Ao planejarmos um peça devemos levar em consideração todas essas questões, afinal serão semanas às vezes meses de muita dedicação. Sendo assim, melhor prestar atenção e escolher muito bem cada detalhe, hein? Vale lembrar que ao tricotar uma blusa, por exemplo, será impossível experimenta-la antes, por isso da-lhe planejamento e auto conhecimento para evitar escolhas que possamos nos arrepender.

Ficou com vontade de aprender?

Em nosso curso para iniciantes, dedicamos 4 encontros para que o aluno tenha tempo suficiente para aprender #sempressa a colocar os pontos na agulha, fazer os pontos iniciais e fazer uma gola com acabamento fino.

Nossa próxima turma começa no dia 6 de agosto.